quarta-feira, 29 de junho de 2011

Shiatsu


 Shiatsu é uma terapia manual - desenvolvida no Japão, no início do século XX, embora originária da China, é hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde, e indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual, asma, constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento- físico. A palavra é derivada do japonês SHI que significa "dedo" e ATSU "pressão", ou seja, pressão dos dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes em saudáveis com o efeito preventivo.






Efeitos e Indicações:

• Estimula o natural mecanismo de auto-regulação, proporcionando saúde e fortalecendo e a alegria de viver.

• Possibilita a prevenção, alívio e até cura de um bom número de doenças.

• Muito indicado para desordens e desconfortos no aparelho locomotor como:

Dores no pescoço, costas e joelho, artrose, etc. Pois proporciona flexibilidade e boa circulação sanguínea nos músculos e articulações.


Contra- indicado:


• Doenças infecto-contagiosas e estados febris;

• Tumores;

• Grandes ulcerações na pele;

A técnica do shiatsu não utiliza óleo como na massagem comum que conhecemos, além disto, dispensa qualquer equipamento especial.
É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestida confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente.
O ambiente deve ser aconchegante e arejado, como em qualquer outra técnica de massagem e o piso deve ser acarpetado, já que todo o processo se dará sobre o piso. A freqüência do shiatsu pode ser diária. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário