quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Hipnoterapia


A Hipnoterapia é o trabalho terapêutico vivenciado através da hipnose. São utilizadas técnicas e instrumentos necessários para que o indivíduo busque por ele mesmo, ou com a ajuda do terapeuta, a solução para diferentes problemas. 





Estes fenômenos, dentro do método da Hipnoterapia Educativa, são assim divididos:


- Regressão de idade: reviver o passado como se fosse presente. Por exemplo, o indivíduo regredido aos 6 anos de idade agirá como tal, no comportamento, no gestual, na voz, na compreensão de si e do mundo, e outros processos característicos dessa idade.

- Amnésia Estruturada: esquecer fatos passados. Esta deve ser feita de uma forma estruturada, ou seja, coisas específicas dentro de um contexto terapêutico para o paciente.

- Hipermnésia: lembrar de fatos do passado de uma forma muito clara. O indivíduo sabe que não está regredido, mas sim lembrando-se do passado. Porém, é possível ter os mesmos pensamentos e sentimentos daquela época de uma forma muito intensa.

- Catalepsia: Os músculos do corpo ficam enrijecidos durante o estado de hipnose, porém não existe a fadiga destes.


- Movimentos “Alavancados”: São movimentos pausados, e na maioria das vezes lentos. Como se o indivíduo estivesse levando pequenos choques. É o caso da levitação da mão.


Nota: Estas experiências são diferentes para cada indivíduo, podendo ou não apresentar tais fenômenos. Em alguns casos a intensidade poderá ser maior ou até mesmo, menor. Isso dependerá da sensibilidade e percepção do hipnoterapeuta, em verificar quais fenômenos serão melhor apresentados por cada paciente, podendo portanto ter um melhor resultado terapêutico.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário